quinta-feira, 20 de agosto de 2020






Meu Pai Queria que eu fosse
Projetista Mecânico, mas…


"Eu decidi ser escritor.
É fácil.
Apenas me sento e tiro a crosta
de antigas feridas e espinhas
da minha vida
até que surge algo.
Quando o telefone toca eu levanto
e abaixo gentilmente o fone.
É tão fácil.
No andar de baixo minha namorada
lê sobre Scott e Zelda Fitzgerald.
“Nós somos Scott e Zelda”, digo a ela.
e ela fica doida.

Recebo cartas terríveis pelo correio.
As pessoas querem vir aqui e me ver.
Eles mandam cartas sobre suas vidas 
e anexam poemas.
Meu conselho para todos os jovens escritores
É que parem de escrever como eu.
Quero dizer, isso não vai ajudar.
Os editores vão simplesmente dizer,
“nossa, esse cara escreve igualzinho ao Chinaski,
manda de volta!”

A melhor coisa na escrita
é que ela nunca te deixa mal.
Pode deixar outras pessoas mal,
mas não você.
Tipo, você pode encontrar sua mulher
 fodendo seu melhor amigo,
no sofá às 3 da manhã,
e você pode correr para o andar de cima
e escrever um poema e
ficar quite com os dois.

Eu realmente nunca gostei de Scott ou Zelda
pelo que escreveram.
Era o que eles pensavam e como viviam livres.
É claro que eles conheciam Hemingway
e Hemingway conhecia Miró 
e Miró conhecia Picasso
e Picasso conhecia Joyce
e Joyce provavelmente conhecia D.H. Lawrence
e D.A. conhecia A. Huxley
que pensava que sabia tud,o
mas como disse, eu admirava o jeito
como Scott e Zelda viviam
livres de todas as regras
e meu pai queria que eu fosse projetista mecânico
mas me agrada mais sentar aqui e escrever
qualquer coisa que eu queira
enquanto olho pela sacada 
para o porto de San Pedro.
É fácil.
Todas as crostas de feridas e espinhas
valeram a pena."









Nenhum comentário:

Postar um comentário